sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Codevasf e irrigantes estão preocupados com vazão de Sobradinho

Em visita ao Perímetro Irrigado de Maniçoba, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, esteve reunido com o Conselho de Administração e com alguns produtores do perímetro, atendendo a um convite do gerente do Distrito, Valter Matias de Alencar. Um dos objetivos do encontro foi apresentar o superintendente regional aos representantes dos irrigantes.  José Hailton assumiu há pouco mais de um mês, e tem procurado manter contato com os produtores para saber deles as principais demandas em cada perímetro, e discutir com eles de que maneira a Codevasf pode ajudar.
Neste encontro foi discutida a preocupação com a sistemática redução da vazão da barragem de Sobradinho, que está estabilizada em 900 m³/s. Nessa situação, já foram identificadas no lado baiano do rio São Francisco, dificuldades significativas no funcionamento dos sistemas de captação de água dos perímetros irrigados de Pedra Branca (localizado entre os municípios de Curaçá e Abaré) e no Maniçoba, onde o nível de água já se encontra 10 cm abaixo da cota mínima definida no projeto executivo para funcionamento da Estação de Bombeamento principal (EB1). Dos oito conjuntos de motobombas da EB1, dois já estão com o funcionamento prejudicado.
Com a possível redução da vazão de Sobradinho para 800 m³/s, prevista para o início de dezembro, o sistema não funcionará adequadamente, prejudicando a captação de água do rio. Nesse sentido, os produtores do Maniçoba entregaram ao superintendente José Hailton um requerimento solicitando providências urgentes para evitar o agravamento da situação. O superintendente regional José Hailton recebeu o documento e já enviou à sede da Companhia em Brasília um relatório sobre a situação dos perímetros de Maniçoba, Pedra Branca, Curaçá, Salitre, Tourão, Glória, Mandacaru e Rodelas.
Ele já solicitou aos técnicos da Codevasf em Juazeiro que continuassem com o monitoramento do funcionamento dos sistemas de captação nos referidos perímetros, para que qualquer situação mais crítica seja comunicada imediatamente à direção da companhia na capital federal, sugerindo que sejam feitas gestões junto à Agência Nacional da Água e demais órgãos deliberativos e gestores das barragens ao longo do rio São Francisco, no sentido de que venham a reavaliar as medidas de redução da vazão, caso os perímetros mais afetados não consigam ter sua operação regular, principalmente a partir do mês que vem.
Após a reunião com os irrigantes do Maniçoba no auditório do Distrito de Irrigação, o superintendente José Hailton quis ver de perto a situação da EB1, e conversar com produtores de alguns lotes irrigados. Segundo dados do Distrito de Irrigação, Maniçoba tem uma área de oito mil hectares implantados com a produção de frutas para o mercado interno e externo, e gera mais de cinco mil empregos diretos. A produção anual está estimada em mais de 97 mil toneladas de frutas, que totalizam um Valor Bruto de Produção de aproximadamente R$ 89 milhões anuais.
Ascom Codevasf Foto Divulgação