terça-feira, 24 de novembro de 2015

Campo Alegre de Lourdes participa de Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica



A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, através da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu, na última terça-feira (23), ao 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O programa tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos, propondo um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes do setor.

Essa nova etapa do programa no município tem a participação de todas as equipes de Saúde da Família, inclusive os grupos do Núcleo de Apoio à Saúde Familiar (NASF) e Saúde Bucal. De acordo com o secretário de Saúde, Pierre Marlon, a prefeitura busca incentivar cada vez mais o quadro de funcionários da área de saúde. “Cerca de 70% do repasse destinado ao PMAQ-AB, a gestão De Mãos Dadas com o Povo premia financeiramente, todos os anos, os membros das equipes e seus apoiadores institucionais, como forma de gratificação e incentivo a esses servidores municipais, para que melhorem a qualidade dos serviços nas unidades de Saúde da Família”, declarou.

Durante esta semana, todas as salas de vacinas da cidade serão visitadas, com acompanhamento da equipe do Núcleo Regional de Saúde Norte. As atividades foram iniciadas no dia 23, e passaram pelas regiões de Angico, Tapagem, Levada Pedro Alcântara. Hoje (24), é a vez de Angico dos Dias e Peixe Posto Municipal. Já no dia 25, as localidades supervisionadas serão Lagoa da Onça e Jequitaia.

As atividades do PMAQ-AB serão contínuas, com acompanhamento intenso dos profissionais da área de saúde aos cidadãos campoalegrenses que precisam de atendimento. “Todas as terças e quintas-feiras continuaremos encaminhando pacientes de média e alta complexidade, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para consultas com médicos especialistas em Juazeiro, Petrolina e Salvador”, concluiu o secretário.

O PMAQ-AB – Lançado em 2011, o PMAQ-AB eleva o repasse do recurso financeiro federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento nas unidades de Saúde da Família.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes