sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Aécio: "A nacional não vai intervir nas eleições municipais"




Ampliar ao máximo o número de candidaturas do PSDB nas próximas eleições. Esta foi a orientação dada pelo senador e presidente nacional do partido, Aécio Neves. Em discurso no seminário promovido hoje pelo Instituto Teotônio Vilela, no auditório do JCPM, ele convocou os correligionários a atrair novos quadros qualificados para a construção política da legenda. Atualmente são cerca de 50 pré-candidatos em Pernambuco. A intenção é evitar o fortalecimento das bancadas de outros partidos, que compõem, inclusive, a base aliada do governo. Segundo ele, 38% dos diretórios não apoiaram nenhum candidato do PSDB no último pleito.
Para possibilitar o lançamento de candidatos tucanos a prefeito, vice e vereador, ele afirmou que o diretório nacional não vai intervir nas eleições municipais. A declaração agradou ao deputado federal Daniel Coelho (PSDB), que abriu o sorriso. Ele trabalha para consolidar sua candidatura à Prefeitura do Recife. O PSDB faz parte da base aliada do prefeito Geraldo Júlio (PSB) e ocupa secretarias no Executivo.
Questionado sobre como ficará a relação entre os partidos no Recife, Aécio desconversou. "Eu sou mineiro e tenho juízo. Não vou entrar nessas questões municipais". Ele se encontrou, no início da tarde, a portas fechadas, com o Geraldo Julio. Após o papo, o socialista disse que as eleições municipais não entraram na pauta. "Conversamos assuntos para que o Brasil volte a crescer. Tenho certeza que Aécio ainda vai governar o país. Mais de 360 mil recifenses votaram nele e fico feliz em recebê-lo, já que também sou membro da direção nacional do PSB. É uma discussão para o futuro", disse Geraldo. Nesta semana os dois também estiveram juntos, em Brasília.
O anúncio de não interferência da Nacional também é um ponto positivo para o deputado federal Betinho Gomes, que disputará a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho nas próximas eleições. Lá, o candidato socialista é o ex-prefeito e deputado estadual Lula Cabral.
Além de ministrar uma palestra, onde aproveitou para tecer criticas à presidente Dilma Rousseff (PT), e visitar Geraldo, o tucano foi até a casa do deputado federal e ex-governador Jarbas Vasconcelos, um crítico ferrenho dos petistas. Ele chegou por volta das 9h40 e foi o primeiro ato da sua agenda na capital pernambucana. Lá, ele disse que debateu sobre os problemas nacionais relacionados à política. "Temos no Brasil uma não presidente, que se prepara para mais uma viagem. Tenho dias intensos de conversas porque a presidente perde a cada dia as condições de nos tirar da crise", afirmou o senador.
Aécio poderá voltar ao Recife no início do próximo ano. O presidente do ITV de Pernambuco, o ex-governador Joaquim Francisco, já adiantou ao blog que fará um seminário na primeira quinzena de janeiro e que convidou Aécio para participar. O evento tratará de temas como mobilidade, meio-ambiente e saúde. Bem 'disputado' o senador também foi convidado por Geraldo a vir à capital em março, para inauguração de duas creches-escola. Uma delas, localizada no bairro do Barro, receberá o nome de Tancredo Neves. Nesta mesma época, o ex-presidente completaria 106 anos.