terça-feira, 6 de outubro de 2015

O MALABARISMO DA POLÍTICA EM JUAZEIRO











  
Para garantir sua eleição a Deputado Federal em 2018, o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, tem feito uma maratona de acordos políticos na região norte do Estado.
Semanalmente, amplia o seu arco de alianças, com acordos nas cidades vizinhas ou visitas de políticos em seu gabinete. Com isso, aumenta o espaço do PC do B e engrossa o cordão do seu projeto pessoal.
A meta de Isaac é lançar candidatos a Prefeito em 30 municípios da região norte do Estado.
Na teoria, muitos acreditam que a movimentação fortalece a parceria entre PT e PC do B, até porque é apoiada pelo Secretário Josias Gomes, da Articulação Política do governo Rui Costa.
Mas na prática a realidade é bem diferente, porque o PC do B se movimenta para pegar de surpresa o próprio Secretário e defenestrar o PT justamente da Vice-Prefeitura de Juazeiro, que deveria ser a referência da movimentação.
A gestão Isaac Carvalho anda desgastada e tem alto índice de rejeição, e não pode se dar ao luxo de preservar o PT na Vice, porque isso vai por no colo da sua chapa a rejeição do governo federal, que já é visível na cidade.
Mesmo o PT tendo o governo federal com Dilma e Lula, estadual com Rui Costa, e o Ministro da Casa Civil Jacques Wagner, parece não ser mais um bom parceiro local.
Como o PT não tem um nome de peso para lançar como candidato a Prefeito (depois que sacrificou Joseph Bandeira), e todas as outras candidaturas viáveis estão na oposição, teria que se curvar ao PC do B, abrindo mão da vaga para ser indicada por outro partido da base.
Na base aliada, sobram PSB, PSD, PP e PR. O PSB é descartado a priori, e o PP tem anunciado candidatura própria. Restam o PSD de Damião Medrado (Presidente da Câmara) e o PR do ex-Deputado Estadual Pedro Alcântara e Bertinho, que são cogitados como Vice em 2016, com o compromisso da eleição dos respectivos filhos a Vereador.
Com a oposição também se conversa, pois o que não se pode é perder... Há o PMDB representado em nível local pelo advogado Wank Medrado, e o PSDB de Aécio Neves, que filiou recentemente Leonardo Bandeira, filho do ex-Prefeito Joseph Bandeira.
Embora a composição com a oposição não seja o cenário ideal para o Prefeito, o que se comenta é que Isaac Carvalho não pode perder a sucessão, pois sem ela não garante sua eleição a Deputado Federal em 2018.

Marizalda Alves
Cidadão Juazeirense e de olho na política de Juazeiro