quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Secretaria de saúde de Sobradinho se prepara para o dia "D" da Campanha de Vacinação contra Poliomielite


No próximo sábado,15, a Secretaria de Saúde de Sobradinho dará início a Campanha Nacional de Poliomielite. No chamado dia "D" da campanha, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças de seis meses a 5 anos incompletos aos PSF das Quadras 03, 01, S-05, Maria Ribeiro, S-17, Portelinha e também a Policlínica, das 8h às 17h. 
No interior a vacinação obedecerá a um calendário que atenderá no dia 24 de agosto as comunidades de Correnteza, Sangradouro, Lagoa Grande, São Pedro e Assentamento Tataui. Dia 25, as equipes estarão em São Gonçalo da Serra, Novo Horizonte, nas propriedades de Antônio Madeira, Amorim, Amaral, Zé Moreno e Cédula da Terra. No dia 26, em Juacema, Algodões Novos e Algodões Velhos. No dia 27, encerra nas comunidades de Traíras, Bom Sucesso, Esplanada, Salgadinha, Serra Branca, Escondida e Ponto do Ó.
A campanha será encerrada no dia 31 de agosto e a meta do município é de vacinar 95 por cento do público alvo.
Este é o 36º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º em que o país erradicou a doença. 
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, provocada por vírus. Pode ocorrer em forma de infecção aparente e provocar sequelas permanentes, como paralisia, além de levar a morte. A única forma de prevenção é a vacina, que tem eficácia de 90%.
"Toda equipe da Secretaria de Saúde está mobilizada para esta campanha e pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados contra a pólio. As equipes também estarão atualizando as vacinas daquelas crianças que têm alguma imunização básica em atraso. É importante levar a carteira de vacinação", declarou o Secretário Antônio Carlos.