terça-feira, 4 de agosto de 2015

PT entrou defintivamente na mira da Lava Jato


Apesar de já ser aguardada há um bom tempo, a prisão do ex-ministro José Dirceu nesta segunda-feira foi recebida com apreensão pela cúpula do PT.

A constatação entre os integrantes da cúpula é que a legenda agora virou alvo da Operação Lava Jato. Um dos principais símbolos do partido, Dirceu mantinha forte influência no PT, mesmo depois de ser condenado no escândalo do mensalão. Continuava a ser consultado com frequência por vários setores do PT e de outros partidos aliados.
No PT, também há a preocupação com as condições psicológicas de Dirceu. Antes de ser preso, ele demonstrava estar muito abalado com a perspectiva de voltar para a cadeia. O partido não sabe qual será a reação de Dirceu, agora que foi preso novamente.

Ao Blog, integrantes do partido disseram que já esperam a delação premiada do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, afilhado político de Dirceu. A percepção é que isso pode complicar ainda mais não só a vida do ex-ministro, mas também do próprio partido. Isso porque, segundo as apurações da Lava Jato, Duque era o responsável por operar dentro da Petrobras o esquema de corrupção para o Partido dos Trabalhadores.

Hoje um dirigente petista lembrava com preocupação que José Dirceu costuma receber com frequência em Brasília ministros, assessores palacianos e dirigentes de estatais, como o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, o que mostrava grande influência de Dirceu no mundo político e dos negócios. No partido há quem considere um erro ter mantido Dirceu com tanto espaço político, mesmo depois do escândalo do mensalão. Isso porque agora, com a nova prisão do ex-ministro, ele pode contaminar em defiinitvo toda a legenda.

"Depois do PP e do PMDB, o PT entrou definitivamente na mira da Lava Jato", desabafou ao Blog um dirigente petista.(Blog do  Camarotti)