quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Juazeiro: Vereadores aprovam obrigatoriedade de reuso de água nas edificações do município

A crise hídrica, discutida na Câmara de Vereadores em audiência pública, resultou na apresentação do projeto 3137/2015, de autoria do Vereador Tiano Felix (PT), aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (24/08).
O Projeto determina a “obrigatoriedade de incluir nos projetos de novas edificações de propriedade municipal, a instalação de tecnologias de reuso de água para fins não potáveis. Instalação de tecnologias de captação, armazenamento e aproveitamento de água da chuva e a instalação de telhados ambientalmente corretos, com possibilidade de geração de energia solar”.
Para o vereador, na justificativa que acompanhou o projeto esta iniciativa “ainda apresenta a viabilidade de sua operacionalização por meio da exigência da incorporação dessa norma nos futuros projetos de construção de prédios públicos”.
O aproveitamento de água de chuva limita-se a usos não potáveis, como descargas em vasos sanitários, irrigação de gramados e plantas ornamentais, limpeza de pisos e pavimentos e espelhos d’água”, observadas as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.