segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Estudantes de Sobradinho desenvolvem projeto para reuso da água no plantio de hortaliças

Os estudantes do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, em Sobradinho, desenvolveram um projeto com a proposta de reaproveitar a água descartada na limpeza do tanque de filtragem da estação de água e esgoto do município. A ideia é que esta água seja reutilizada na plantação de hortaliças pela agricultura familiar. O interessante é que tudo foi feito tendo como base a matemática. Os alunos realizaram um estudo que calcula o volume de água desperdiçado e o tamanho do perímetro em que este excedente pode ser utilizado.
O projeto, intitulado “Aplicação da matemática para o uso racional no descarte da água dos tanques de limpeza da Empresa de Serviço de Água e Esgoto (Emsae)”, é apresentado por meio de maquete e, também, simula como a água seria direcionada para os pequenos agricultores. “Com uma visita a Emsae, constatamos que a água excedente era desperdiçada, então tivemos a ideia de desenvolver um projeto interdisciplinar que pudesse resolver esse problema”, relata a professora de Ciências, Cida Nunes. Ela destaca que o projeto chamou a atenção da própria empresa. “Apresentamos o trabalho para a empresa que se mostrou bastante entusiasmada. Todos os cálculos realizados podem ser usados na prática. Torcemos para que de fato ele seja aproveitado”, explica.
O projeto, que é desenvolvido por estudantes do 7º e 8º anos, foi premiado como “Destaque” na 4ª Feira Nacional de Matemática, no mês julho, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. “O projeto foi bastante elogiado pela função sustentável e social. Fiquei muito feliz em poder contribuir”, conta a estudante Ellen Tifany, que representou a turma na Feira. Ela ainda destaca como a participação no projeto motiva o aprendizado na matemática. “Não tinha familiaridade com a disciplina, mas poder realizar trabalhos de campo, que exercitem na prática a matemática é muito empolgante. Já estou pronta para os próximos projetos”, conclui.