sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dilma indica Janot a novo mandato segunda




A presidente Dilma Rousseff informou, hoje, ao Senado que enviará na próxima segunda (10) à Casa a indicação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para um novo mandato na chefia do Ministério Público. A presidente recebeu nesta quinta a lista tríplice do Ministério Público Federal encabeçada por Janot.
O procurador-geral obteve 799 votos na eleição interna do MPF, organizada na última quarta pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O segundo colocado na lista, subprocurador Mario Bonsaglia, obteve 462 votos.
Apesar das ferozes críticas contra Janot no Senado, especialmente do senador Fernando Collor (PTB-AL), Dilma ouviu da base governista a promessa de que a indicação será aprovada pela Casa. Até mesmo o PMDB do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), se comprometeu a avalizar mais uma vez o nome de Janot.
Renan é um dos 48 políticos investigados pelo procurador-geral na Operação Lava Jato.Em março, o peemedebista criticou publicamente o chefe do Ministério Público por não tê-lo ouvido antes de solicitar abertura de inquérito para investigá-lo.
A expectativa em Brasília é que Janot apresentará nas próximas semanas, ao Supremo Tribunal Federal, as denúncias de políticos com foro privilegiado suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Entre os denunciados podem estar senadores que irão decidir se Janot poderá ser reconduzido ao cargo.