sábado, 22 de agosto de 2015

"Consolidar o Suas de vez rumo a 2026", tema da X Conferência Municipal de Assistência Social realizada em Sobradinho



A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou hoje, 21, no auditório do Celem, a  X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema "Consolidar o Suas de vez rumo a 2026.  
No evento a Secretária Fernanda Sanjuan fez uma apresentação das ações e programas que a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social desenvolve nos Creas e Cras, que atualmente funcionam com equipes completas atendendo ao público na garantia de direitos. A secretária também explanou sobre os diversos programas do município que fortalecem a rede de assistência, como o programa de distribuição de sopa, benefício alimentar, atendimento à gestante, aos idosos, promoção de cursos e oficinas de qualificação de mão de obra, intermediação de mão de obra e de financiamento junto as instituições bancárias, entre outros. Fernanda Berti, destacou o trabalho desenvolvido pelo Cebec, que passou por uma reforma, otimizando seus espaços e que hoje se transformou em um centro de convivência para crianças, adolescentes, jovens, oferecendo diversas oficinas atividades esportivas e culturais. A Secretária também prestou contas do suporte financeiro e de pessoal que é repassado para as instituições não governamentais, a exemplo da Casa de Acolhimento para idosos, Projeto Sobradinho, Apae e Creche Gente Valente, que fazem parte da rede da assistência social, prestando uma grande contribuição à comunidade.
No evento, foram apresentados os membros do CMAS- Conselho Municipal da Assistência Social  e escolhidos os delegados que irão representar Sobradinho na conferência estadual, que será realizada em Salvador
Na conferência os presentes puderam avaliar, conjuntamente, os avanços conquistados na área da assistência social no município, discutir e encaminhar políticas públicas que atendam a garantia de direitos a todos os cidadãos e cidadãs. 
"As conferências são instrumentos de discussão e avaliação coletiva, quem incentivam a participação popular e o controle social. Neste espaço de discussão governo e sociedade civil têm a oportunidade de dar sugestões, apontar soluções e dizer quais as políticas públicas que devem ser implantadas no município. Assim consolidamos o  SUAS", revelou Fernanda Berti.  
Isabel Angelim, Pró reitora da assistência estadual da UNIVASF, ministrou uma palestra sobre o tema da conferência, que depois foi discutido pela plenária.