sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sobradinho será o centro das discussões sobre Segurança Hídrica no Vale do São Francisco

Em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Consórcio Sustentável do Sertão do São Francisco, a Prefeitura de Sobradinho vai realizar amanhã, 15, às 8h, no Auditório Memorial da Chesf, o "SEMINÁRIO REGIONAL DE SEGURANÇA HÍDRICA, que terá como tema "Construindo alternativas para o enfrentamento dos impactos da baixa do Lago de Sobradinho"
O evento tem como objetivo discutir questões da Segurança Hídrica da Região, abrindo um diálogo com representantes dos organismos públicos, civis e usuários, dependentes ou envolvidos direta ou indiretamente com as questões dos recursos hídricos do Lago de Sobradinho.
" Preocupado com a problemática da escassez de água na Bacia do Rio São Francisco, que tem causado graves consequências no Reservatório do Lago de Sobradinho, o Prefeito Luiz Vicente Berti, nos orientou a criar esse espaço de diálogo com os órgãos relacionados e toda sociedade, para discutirmos a situação atual do lago, com o objetivo de buscar, conjuntamente, alternativas que minimizem os impactos da escassez de água que vem afetando todos os municípios ribeirinhos. O seminário regional se propõe a promover uma discussão mais aprofundada e também produtiva", esclareceu Maísa Berti, uma das organizadoras do evento. 
O seminário fará também uma reflexão e disseminação de boas práticas de estímulo à redução do consumo de água, seja na zona urbana ou rural. 
O Seminário conta com o apoio de órgãos como: ANA- Agência Nacional de Águas, CODEVASF, CHESF, INEMA, IBAMA, UNIVASF E EMBRAPA, que estarão representados no evento, através da participação dos seus técnicos nas discussões que visam a busca de alternativas para os problemas gerados pela baixa do lago e a definição de estratégias conjuntas que façam o enfrentamento das grandes ameaças à segurança hídrica que já estão presentes.
" A situação é assustadora e, somente com a participação de todos os municípios ribeirinhos, é que poderemos fazer este enfrentamento. Estão envolvidos nesta discussão os dez municípios do Consórcio, órgãos ligados as questões hídricas e de meio ambiente, a UNIVASF, parceira importante na busca de novos conhecimentos e toda a sociedade que tem uma ligação forte com rio São Francisco, com o nosso lago. Estamos todos preocupados com as consequências dessa situação, principalmente para os sistemas produtivos de agricultura familiar, projetos de piscicultura, outros projetos de irrigação e os sistemas de abastecimentos de água dos municípios da borda lago. Toda comunidade San Franciscana está convidada a participar deste evento",  finalizou Luiz Vicente Berti.