terça-feira, 26 de maio de 2015

Mobilização social pela educação em Sobradinho

A Secretaria de Educação de Sobradinho, em parceria com o MEC, realizou no último sábado, 23 em todas as Escolas do Sistema Municipal de Ensino uma mobilização social pela educação, com o objetivo de envolver a sociedade na construção de um modelo de educação participativo e que garanta o direito de aprender a todos os alunos da rede. 
A mobilização está inserida no calendário escolar e é pautada pelas ações previstas no Plano de Mobilização Social pela Educação, que oferece orientação e incentivo a lideranças sociais, gestores da educação pública, profissionais da educação e representantes de segmentos organizados, entre outros, para a realização de ações norteadas pelo diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos. 
"Entendemos a educação como valor social. E quando a sociedade incorporar isso e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade, será possível responder aos desafios impostos. Essa é a razão para este chamado feito pela Secretaria da Educação, que visa incentivar a participação efetiva de todos pela melhoria da educação. Uma das grandes tarefas da democracia é fazer desse serviço um bem público, entendendo que somente quando for oferecida com a mesma qualidade em qualquer escola do país, será possível dizer que nessa sociedade existe educação pública" declarou a Secretária Dulcilene Kestering.
Em Sobradinho, esta mobilização teve início em dezembro. Neste segundo encontro participaram famílias, Conselhos Escolares, diretores, professores, coordenadores, secretários escolares e demais profissionais da educação, além das comunidades no entorno das escolas que deram sua colaboração nas reflexões feitas sobre as ações que devem ser implementadas para a melhoria do ensino, com vistas a alcançar melhores índices no IDEB.