terça-feira, 5 de maio de 2015

Cunha: investigação de Janot é pessoal




O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse, hoje, que foi “escolhido” pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para ser investigado por uma “querela pessoal”. Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), Janot afirmou que existem “elementos muito fortes” para continuar a investigação do peemedebista por suposta participação no esquema de corrupção apurado pela Operação Lava Jato.
Na avaliação de Cunha, o procurador-geral foi “contestado” publicamente e por isso insiste em mantê-lo como alvo da investigação. “Ele está numa querela pessoal. Não há dúvida com relação a isso”, concluiu. “Ele está fazendo uma investigação própria, insiste em me escolher para investigar”, emendou.
O documento da PGR é uma resposta ao recurso apresentado pela defesa de Cunha no qual é solicitado o arquivamento do inquérito contra o peemedebista. Janot chamou de “despropositada” a versão apresentada pelo presidente da Câmara que alegava “fraude” no sistema de informática da Casa, que apontava o parlamentar como autor de requerimentos que motivaram a investigação na Lava Jato.
Para o presidente da Câmara, a apuração da PGR se baseia em matérias jornalísticas e que visam tentar criar constrangimento. “Não vai me constranger. Estou absolutamente tranquilo”, declarou.