domingo, 19 de abril de 2015

Temer deixa de ser escanteado por Dilma


De 'conspirador' ele passou a ser visto como 'resolvedor' da República
'Passei um mês sem conseguir falar com ela. Hoje, já conversamos 8 vezes', confidenciou o vice a um aliado
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) ganhou status novo no Planalto. De "conspirador" da República, como era chamado até poucos dias atrás por ministros próximos à presidente Dilma Rousseff, o peemedebista foi promovido ao posto de "resolvedor-geral" da Esplanada.
Não muito tempo atrás, ele precisava acionar o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, quando tinha algum assunto urgente para tratar com a presidente Dilma. Não era chamado para reuniões nem procurado quando o PMDB, seu partido, causava problemas em votações importantes no Congresso Nacional.
Mas a crise política e econômica que o governo enfrenta mudou o papel do vice na configuração da Esplanada.
Nomeado articulador político no último 7 de abril, após sucessivos fracassos de ministros petistas no comando das negociações com o Legislativo, Temer já falou mais com Dilma nas últimas duas semanas do que durante todo o primeiro mandato.
Depois de quatro anos no ostracismo, já não há um dia sequer em não fale com a petista. Sua agenda ficou pequena diante das demandas. Governadores, senadores, deputados e prefeitos passaram a disputa audiências com ele.
O assédio saltou do zero ao dez em duas semanas. "Passei mais de um mês sem conseguir falar com ela.
Hoje, já conversamos oito vezes e não é nem meio-dia ainda", relatou o vice a aliados, nitidamente surpreso com a mudança da rotina na relação com Dilma.(Da Folha de S.Paulo – Natuza Nery)