terça-feira, 14 de abril de 2015

Telma Marineide responde as Mentiras do Sinserp noticiadas na Mídia nos últimos dias


A VERDADE DÓI, A MENTIRA MATA, MAS A DÚVIDA TORTURA. (Bob Marley)
Acerca da matéria “Representantes do SINSERP comentam decisão da Justiça sobre a eleição da entidade”, publicada neste veículo de comunicação na última quarta-feira (08 de abril), eu, Telma Marineide, utilizando-me unicamente da verdade e sem falsa devoção, sinto-me no dever de esclarecer aos servidores públicos municipais de Juazeiro e aos demais interessados que, ao contrário das mentiras articuladas pelos sindicalistas Cícero Sales, Cícero José e João Dantas, o fato em questão se trata de uma Representação feita por mim ao Ministério Público do Trabalho (MPT), onde foram apresentados diversos documentos comprovando as inúmeras irregularidades ocorridas durante o último pleito eleitoral no SINSERP.
Em um primeiro momento, após uma apreciação prévia, a Exma. Procuradora do Trabalho, Dra. VANESSA GRIZ MOREIRA GIL RODRIGUES, resolveu instaurar INQUÉRITO CIVIL em face do SINSERP e dos diretores ali representados, conforme PORTARIA Nº 73.2014, DE 03.12.2014, publicada na página do Ministério Público do Trabalho.
Ocorre que, passados aproximadamente quatro meses da data de protocolo da mencionada Representação, o então atual Procurador do Trabalho, Dr. MAURÍCIO FERREIRA BRITO, através da Promoção de Arquivamento datada de 25.03.2015 (publicada na página do Ministério Público do Trabalho), determinou à secretaria do MPT que encaminhasse cópia integral do referido Inquérito Civil ao Ministério Público Estadual (MPE), por entender que a matéria em questão, qual seja, “fraude em eleições sindicais no âmbito de sindicatos de servidores público, quando estatutário o regime jurídico adotado pela Administração”, era de competência do MPE e não do MPT.
Portanto, não existe vitória judicial do SINSERP e muito menos há razão para se comemorar tal encaminhamento, até mesmo porque a mencionada Representação não se trata de uma decisão judicial, mas sim de um procedimento administrativo ainda passível de apreciação pelo Ministério Público Estadual, ou seja, o que em verdade ocorreu foi uma simples transferência de competência entre Ministérios Públicos para análise da matéria em questão.
Talvez por falta de conhecimento, despreparo ou até mesmo na intenção proposital de induzirem os servidores a interpretações distorcidas da realidade, os sindicalistas do SINSERP não souberam ou não quiseram explicar os verdadeiros fatos ocorridos, chegando ao cúmulo de dizerem que estão conseguindo resolver todos os processos, conforme dito equivocadamente pelo Sr. Cícero José. Até o momento, é notório que os atuais diretores do SINSERP vêm colecionando derrotas na Justiça. Prova disso, foi a decisão judicial que determinou a perda de seus mandatos e a consequente realização de eleições no SINSERP em razão da má conduta adotada na gestão do sindicato. Ainda mais absurdo, foi o Sr. João Dantas mentir deslavadamente em sua fala, ao dizer que “o Ministério Público entendeu que a vontade da maioria foi feita e quem ganhou com isso foram os servidores”. Mentira! Isto nunca foi dito pelo Ministério Público. É sabido que para alguém se manifestar acerca de um assunto tão sério e complexo como este, deva ter o mínimo de discernimento sobre o que se pretende falar.
Cabe aqui relembrar que nada é definitivo, pois no ano de 2013, durante as eleições do SINTRAB/Saúde em que obtive vitória, foi feita uma Representação contra minha pessoa, no mesmo Ministério Público do Trabalho, em razão de uma intempestiva inscrição da chapa concorrente. Porém, naquele momento, em entendimento totalmente contrário ao que agora foi apresentado pelo Ministério Público do Trabalho, o Procurador daquela época entendeu ser sim atribuição do MPT promover o Inquérito Civil, tanto que ajuizou uma Ação Civil Pública perante a Justiça do Trabalho.
É preciso que os atuais diretores do SINSERP abandonem as mentiras e cessem as bajulações ao Executivo Municipal. Mais do que isso, é preciso que estes “sindicalistas” deixem de ignorar os trabalhadores, e partam para um verdadeiro ato em defesa destes, sem exceções, pois a verdade é aquilo que todo o homem precisa para viver. Talvez, a verdade seja a própria vida.
Telma Marineide - Presidente do Sintrab