segunda-feira, 13 de abril de 2015

Secretários municipais de Sobradinho participam de Conferência Internacional das cidades sustentáveis







Representantes do município de Sobradinho participaram da Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras, que faz parte do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e tem o mérito de se basear em práticas exemplares de diversos municípios do Brasil e do mundo, ressaltando políticas públicas que já apresentaram bons resultados em todas as áreas da administração.

O objetivo foi  evidenciar que é possível fazer diferente, incentivando as transformações necessárias nas lideranças políticas para um presente melhor sem inviabilizar o futuro das próximas gerações.

Estiveram presentes, além do Prefeito Luiz Vicente Berti, os secretários Antônio Carlos, Theo Mossoró e Fernanda Sanjuan que conheceram algumas políticas públicas inovadoras de exemplos bem-sucedidos que podem servir como referências de metas para o planejamento e a gestão das suas práticas administrativas..

" A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo.  E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente importantes os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. O município de Sobradinho foi convidado para este evento e foi muito bem representando. Esta troca de experiência, coloca nosso município nesta discussão tão atual e importante para a comunidade. Serviu de inspiração para adotarmos as nossas políticas públicas " revelou Luiz Vicente Berti.

O PCS oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um deles estão associados  diretrizes, indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência:

o   GOVERNANÇA

o   EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

o   E QUALIDADE DE VIDA

o   GESTÃO LOCAL PARA A SUSTENTABILIDADE

o   MELHOR MOBILIDADE, MENOS TRÁFEGO

o   BENS NATURAIS COMUNS

o   ECONOMIA LOCAL DINÂMICA,

o   CRIATIVA E SUSTENTÁVEL

o   PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO

o   AÇÃO LOCAL PARA A SAÚDE

o   EQUIDADE, JUSTIÇA SOCIAL E CULTURA DE PAZ

o   CONSUMO RESPONSÁVEL E OPÇÕES

o   DE ESTILO DE VIDA

o   CULTURA PARA A SUSTENTABILIDADE

o   DO LOCAL PARA O GLOBAL