quinta-feira, 9 de abril de 2015

Juazeiro: Comissão de Saúde da Câmara visita HRJ buscando respostas sobre suspensão de procedimentos


As reclamações dos pacientes que utilizam os serviços do Hospital Regional de Juazeiro – HRJ motivaram a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores – CSMA, procurar a gestão hospitalar, para conhecer a situação da unidade de saúde que há mais de 5 anos é administrada pelo Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – IMIP.
A comissão composta pelo presidente, vereador Alex Tanuri (PSDB), o vice, vereador Tiano Félix (PT) e como membros, as vereadoras Valdeci Alves, Neguinha da Santa Casa (PV) e Suzana Ramos (PT do B) reuniu-se com a Superintendente do Hospital, Ana Beatriz Aguiar; a coordenadora do Serviço Social, Kátia Carreiro; o diretor Administrativo e Financeiro, Rodrigo Cabral e o diretor de Ensino e Pesquisa, José Antônio Bandeira.
Com o objetivo de fiscalizar os investimentos, projetos e execução dos serviços para a população, a comissão questionou a suspensão de alguns serviços no hospital como as cirurgias eletivas e raios-X.
De acordo com a superintendente, o contrato de gestão foi renovado sem reajuste e como consequência o valor repassado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – SESAB é insuficiente: “Temos um custo de R$ 4 milhões e 600 mil e o repasse é de 3 milhões e 800 mil”, informou Ana Beatriz.
Segundo a coordenadora de serviço social do hospital todos os pacientes são atendidos e os procedimentos internos realizados normalmente. “Continuamos com a meta de cirurgias e exames em pacientes internos e de emergência”, esclareceu Kátia.
Vereador Alex esclareceu que a comissão tem objetivo de intermediar o diálogo entre a gestão hospitalar e o governo do estado para sanar os problemas. “Estamos aqui para colaborar, vamos convocar todos os envolvidos para achar uma solução”, assegurou.
Através da pactuação Pernambuco-Bahia, o Hospital atende 55 municípios, o que preocupa a vereadora Neguinha da Santa Casa, “O Regional é para atendimento de alta e média complexidade e a demanda é alta”. 
Em busca de solução, as vereadoras Suzana e Neguinha estiveram no mês de janeiro, na secretaria estadual de saúde. "A SESAB respondeu que já houve um aumento no repasse para o Regional", afirmou Suzana referindo-se ao um aditivo de R$ 800 mil no contrato.
O vereador Tiano Félix sugeriu uma reunião entre membros da SESAB, IMIP, Secretaria Estadual de Saúde para avaliação do contrato. “Acredito que seja necessária uma revisão no contrato de gestão IMIP – SESAB para que as demandas do hospital sejam supridas”, analisou.
A comissão se comprometeu em solicitar documentação do hospital para analisar as condições financeiras e de funcionamento e empreender ações políticas para devolver à população os serviços suspensos.