segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dilma convida Padilha para articulação política



A presidente Dilma Rousseff convidou nesta segunda-feira (6) o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) para a Secretaria de Relações Institucionais. A petista disse que gostaria que ele comandasse a articulação política do governo caso ela decida promover mudanças na sua equipe palaciana. O cargo hoje é ocupado pelo petista Pepe Vargas.
Segundo um interlocutor presidencial, a conversa da presidente Dilma com seu ministro ocorreu no Palácio do Planalto logo após a posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e foi testemunhada pelo vice-presidente Michel Temer.
Um peemedebista ligado a Eliseu Padilha disse à Folha que, na conversa, Dilma deu um tom de "sondagem" ao convite para o ministro assumir a articulação política porque ela sabe que, antes de decidir, ele precisa consultar seu partido sobre a missão.
Logo depois da reunião no Palácio do Planalto, Padilha viajou para Goiânia, onde foi fazer inspeções de obras no aeroporto local. No final da tarde, já estava de volta a Brasília.
À noite, ele iria participar de reunião da cúpula peemedebista no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, onde o convite seria discutido.
A inclusão do PMDB na "cozinha" do Palácio do Planalto foi uma sugestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele argumentava que a sigla deveria participar ativamente das decisões do governo para solucionar a crise política do segundo mandato de Dilma.
A sondagem divide o PMDB. Uma ala do partido acredita que Padilha corre o risco de virar "um mero garçom", sem poder de fato para fazer as negociações políticas em nome do governo.