sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aconteceu hoje, 17, na Escola Municipal Paulo Pacheco, o início da formação dos profissionais da educação


Aconteceu hoje, 17, na Escola Municipal Paulo Pacheco, o início da formação dos profissionais da educação que participam do Progestão- Programa de Capacitação de Gestores Escolares em Sobradinho.
Sobradinho é pactuado com o Governo do Estado da Bahia e vem cumprindo os critérios estabelecidos pelo Programa, como forma de garantir a melhoria da Educação no município. 
O Progestão, faz parte da meta da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia e intensifica o regime de colaboração entre os entes federados (Estado e Município), no fortalecimento de uma educação pública de qualidade.
O Programa objetiva a formação em gestão administrativa e pedagógica dos profissionais que atuam na direção das escolas públicas, através da formação continuada em serviço, com o propósito de formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática, focada no sucesso dos estudantes.
Nesse contexto, a SEC/BA, disponibilizou os módulos para a formação de tutores e gestores cursistas e  realiza a formação da tutora municipal, a professora Ione Queiroz, responsável pela condução da capacitação dos gestores. 
O Programa também realiza o acompanhamento, o monitoramento  e avaliação das ações, bem como certifica por meio do Instituto Anísio Teixeira(IAT), a Tutora e Gestores Cursistas ao final do processo formativo.
" São compromissos assumidos pelo Prefeito Luiz Vicente assegurar a permanência do tutor com atuação no Programa até a conclusão da edição, garantindo a infraestrutura e logística para a execução das ações de formação presencial. O município tem cumprido todas as exigências do Programa, a exemplo de: transporte para o tutor cursista, alimentação, recursos materiais e equipamentos, entrega de documentação e é bem avaliado pelo Estado, parceiro da Secretaria da Educação, que não tem medido esforços para avançar sempre na melhoria da educação pública municipal", esclareceu DulcileneKestering, Secretária de Educação de Sobradinho. 
No final do ano acontecerá a certificação dos participantes.