sexta-feira, 13 de março de 2015

Presidente Damião cria Comissão para apurar denúncia de Chaves

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD), por Ato da Presidência, de acordo com o Artigo 40, parágrafo 10 do Regimento Interno, criou uma “Comissão Especial Provisória” para “apurar os fatos objeto da denúncia do Senhor Antônio Carlos Chaves contra o SAAE, decorrente da não execução das obras de construção de Estações Elevatórias”.
Para o Presidente, de acordo com o Parecer da Diretoria Legislativa, “não há como instituir uma CPI a partir do pedido de um cidadão. CPIs só podem ser criadas quando decorrentes de requerimento de um terço dos vereadores. Outro aspecto relevante no Parecer da Diretoria Legislativa é a ausência de um fato determinado. No pedido não há um fato determinado que possa ensejar a abertura de uma CPI”.
Reconhecendo “a relevância do pedido” e a “determinação no exercício de sua cidadania, exemplo para a comunidade” do ex-vice prefeito Chaves, o Presidente Damião diz: “Sou um servidor do Povo na defesa dos interesses da comunidade” e, portanto, “mesmo sem os pré-requisitos necessários de uma CPI, como Chaves solicitou, decidi pela criação de uma Comissão Especial, que irá ver de perto estes equipamentos, analisar a forma como foram adquiridos, se houve repasses de recursos e se estes recursos foram utilizados e o que está faltando para estas estações serem construídas e colocadas para funcionar. O relatório final dará o encaminhamento que a Câmara deverá seguir”.
O Ato do Presidente a ser lido na sessão de segunda-feira, 16/03, lista os integrantes da Comissão: Vereador Antônio dos Santos Vargas Filho, (Mitonho do PT); Anderson Alves Cruz (Anderson da Iluminação do PP); Adriano Amorim Bastos (Sargento Bastos do PROS); José Carlos Medeiros (Medeiros do PV) e Francinalvo Leopoldo do Carmo (Nalvinho do PT do B). Dentre eles será escolhido um Presidente e um Relator. A Comissão tem 60 dias para a conclusão dos seus trabalhos e elaboração do relatório.
“Dentro dos limites do Regimento Interno e da Lei Orgânica” – reitera Medrado - “Não vamos deixar de dar resposta as reclamações da sociedade”.
Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares