quarta-feira, 18 de março de 2015

Oposição acha Vaccari a “Elba da Dilma”



Na reunião de líderes da oposição convocada por Aécio Neves (PSDB), deputados disseram que Vaccari pode ter a "a Elba de Dilma" --referência ao caso concreto que possibilitou a abertura do processo de impeachment de Fernando Collor. Vaccari é uma das principais esperanças da oposição de encontrar elementos para pedir o impeachment de Dilma Rousseff. A ideia é aprovar na próxima terça sua convocação para depor na CPI da Petrobras.
O tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, resiste à pressão da cúpula do partido para deixar o cargo imediatamente, como forma de preservar a legenda. Vaccari passou a terça-feira reunido com seus advogados em São Paulo. Foi orientado a permanecer na Secretaria de Finanças do PT. A tese dos advogados é que a demissão poderia parecer uma "admissão de culpa", o que prejudicaria sua defesa. A direção petista, no entanto, insistirá na renúncia ainda nesta semana.
Vaccari, que nega participação no esquema de desvios na Petrobras, já admite o afastamento tão logo "baixe a poeira" da denúncia feita contra ele pelo Ministério Público Federal.
No PT, no entanto, o temor é que, em vez de o quadro se acalmar, o tesoureiro tenha a prisão preventiva decretada. As informações são de Vera Magalhães, na sua coluna desta quarta-feira na Folha de S.Paulo)