domingo, 19 de outubro de 2014

Horário de Verão começa neste domingo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste


Começa à meia-noite o horário brasileiro de verão. Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora.

A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, se estenderá até 22 de fevereiro de 2015, totalizando 126 dias em que os dias serão "mais longos".
 
O Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, afirmou que a economia prevista nessa temporada é de R$ 278 milhões, com redução de 4,5% na demanda em todo o país no horário de maior consumo, ou 2.595 MW. O valor é menor do que a economia registrada no ano passado, que foi de R$ 405 milhões.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte para evitar que, em meio a um feriado, alguns se esqueçam de ajustar os relógios.