terça-feira, 15 de julho de 2014

MPE entra com ação para impugnar registro da candidatura de Odacy, mas deputado volta a ratificar que está apto para disputa eleitoral

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com ação de impugnação de registro de candidatura contra o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que busca a renovação do seu mandato nas eleições de outubro.
Na ação, o órgão alega que o parlamentar teria cometido “irregularidades insanáveis” na época em que era vereador de Petrolina (em 2001). Tais irregularidades, segundo apurou este Blog, referem-se à rejeição de contas da verba de gabinete.
Caso seja julgado e condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Odacy poderá ficar inelegível por oito anos (a contar de 2012). Se o julgamento ocorrer antes da eleição, ele sequer continuaria com sua candidatura. Se isso ocorrer depois do pleito, teria o mandato cassado.
Nossa reportagem entrou em contato com o deputado, que no entanto voltou a ratificar não existir nenhuma pendência judicial que o impeça de disputar a eleição. Segundo Odacy, o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE) reconheceu “um erro formal” da Mesa Diretora da época, em relação a gastos com combustível.
“Não havia um posto de combustíveis licitado, então a presidência da Mesa autorizou os vereadores a abastecer os veículos a que tinham direito e trazer a nota fiscal. Depois a Câmara acabou fazendo esses ajustes”, lembrou o deputado.
Desabafo
Para comprovar o que diz, Odacy apresentou nesta segunda-feira (14), a um Blog do Recife, uma certidão negativa do TCE confirmando não haver nenhuma conta dele julgada irregular. “Meus adversários ficam criando esse tipo de coisa porque sabem que estamos na frente nas pesquisas de opinião”, desabafou o parlamenta