sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lula defende fim dos partidos 'laranja' e de 'aluguel'




 O ex-presidente Lula defendeu uma reforma política feita por iniciativa popular que acabe com “partidos laranja” e “partidos de aluguel”. que usam o tempo que possuem de propaganda eleitoral na TV e no rádio como negócio. “(Defendemos) Um projeto de lei que possa mudar substancialmente a política brasileira”, .
'Vamos aproveitar a campanha para pegar assinaturas para dar entrada num projeto de lei que possa mudar substancialmente a política brasileira, ter partidos mais sérios, acabar com partidos laranjas, de aluguel, acabar com os partidos que utilizam seu tempo [de TV] para fazer negócio', disse Lula em vídeo gravado para a juventude.
Lula defende uma ampla reforma política, que inclua o voto em lista. 'É o partido que tem que indicar quem são os melhores nomes e responsabilizar as pessoas. Um deputado não poder ser avulso, tem que ser um deputado do partido. Se ele trair o programa do partido, tem que ser expulso.'
Para o ex-presidente petista as doações privadas para as campanhas deveriam ser 'crime inafiançável'. Grandes empresas doaram ao PT R$ 79,8 milhões em 2013. Em 2010, cerca de 98% das receitas das candidaturas Dilma e de José Serra (PSDB) ao Planalto foram de empresas.