quarta-feira, 16 de julho de 2014

FHC: ''Lula promove baixarias e falsas acusações




 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acusou ontem o ex-presidente Lula de promover 'baixarias e falsas acusações', ser 'incapaz da autocrítica' e tentar 'distrair a opinião pública jogando culpa nos outros'.   FHC afirmou que 'em nenhum momento Lula explicou de forma detalhada os acontecimentos que levaram ao maior escândalo de corrupção da história republicana', o do mensalão. As afirmações foram feitas em artigo postado no site Observador Político.

Fernando Henrique disse que já sugeriu a Lula que 'deveria virar esta página, (o mensalão) já julgada pela suprema corte'. 'Mas não, Lula insiste em continuar distorcendo fatos para dizer que todos fizeram algo parecido. Eu não caio nessa cilada'.  FHC escreveu que fez a ´ropost a Lula quando viajou com ele para a África do Sul (funeral do presidente Nelson Mandela, em dezembro).

O artigo é uma resposta, com quase duas semanas de atraso, a uma fala de Lula em Curitiba no dia 3 de julho e  foi publicado no site Observador Político, dirigido pelo ex-deputado Xico Graziano (PSDB-SP), atual chefe de gabinete de FHC em seu Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Lula disse que FHC 'desmantelou instrumentos de combate à corrupção' na época em que dirigia o país. A fala foi durante um evento de campanha da senadora petista Gleisi Hoffmann, candidata a governadora do Paraná. Lula disse que a primeira iniciativa de FHC na Presidência foi extinguir 'a comissão geral de investigação criada pelo governo anterior [Itamar Franco]'.

'Depois nomearam o engavetador-geral da República [o ex-procurador-geral Geraldo Brindeiro] e engavetaram os casos Sivam, pasta rosa e a compra de votos, num total de 459 inquéritos criminais, quatro contra o próprio FHC, alfinetou Lula'.  No seu artigo FHC respondeu as afirmações de Lula argumentando ser o caso do decreto 'insignificante'  com as acusações  investigadas,  e nada provado. Continue lendo aqui o artigo na íntegra.