quinta-feira, 24 de julho de 2014

Avião com 116 pessoas a bordo cai na África

Aeronave da Air Algérie sumiu entre Burkina Faso e a Argélia.
Segundo a companhia aérea, queda ocorreu no Mali.


mapa avião argélia (Foto: Arte/G1)

Um avião da Air Algérie que viajava de Uagadugu, em Burkina Faso, a Argel, caiu nesta quinta-feira (24) com 116 pessoas a bordo, segundo autoridades da agência de aviação da Argélia  e a própria companhia.
“Posso confirmar que ele caiu”, disse um oficial argelino à Reuters, sem dar mais detalhes.
No Twitter, a Air Algerie informou que o avião teria caído na região de Tilemsi, a cerca de 70 km de Gao, no Mali.
O aeroporto de Uagadugu, por meio de seu site, informou que "as forças francesas estacionadas no Mali detectaram destroços do AH5017 no meio caminho entre Gao e Kidal, em uma área de deserto muito inacessível".
O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, disse que há aeronaves francesas buscando pelo avião da Air Algérie.
Segundo a companhia, o avião levava 110 passageiros e seis tripulantes – entre eles dois pilotos. Os tripulantes eram todos espanhóis, de acordo com o sindicato de pilotos comerciais espanhol Sepla.
A empresa informou ter perdido contato com a aeronave 50 minutos após a decolagem, em Uagadugu, capital de Burkina Faso.
A Air Algérie informou que "os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017, que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel, neste dia 24 de julho à 1h55 GMT [22h55 de quarta em Brasília], 50 minutos após a decolagem”, afirmou a companhia, que acrescentou ter colocado em prática um “plano de emergência”.
A companhia publicou em seu site que a aeronave decolou de Burkina Faso à 1h17 locais (22h17 de quarta-feira em Brasília) e deveria pousar na Argélia às 5h10 locais (1h10 de Brasília), mas nunca chegou ao seu destino. Segundo a empresa, o avião é um McDonnell Douglas MD-83.
Mau tempo
De acordo com o primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal, o avião desapareceu na região de Gao, a 500 km da fronteira entre Mali e Argélia
Mas autoridades da aviação em Burkina Faso afirmaram ter passado o controle do avião para a torre de Niamey, no Níger, à 1h38 GMT (22h38 de quarta em Brasília), após o voo pedir para fazer uma alteração de rota devido a uma tempestade. Elas disseram ter perdido o contato com o aparelho logo depois das 3h30 GMT (0h30 em Brasília).