As prefeituras dos 10
municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do
Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) vão aderir à paralisação de
atividades administrativas proposta pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta
sexta-feira, dia 25 de outubro de 2013, dentro do Movimento SOS Municípios.
Para explicar as razões
da adesão ao movimento, os prefeitos que fazem parte do CONSTESF vão conceder
uma entrevista coletiva à imprensa regional, nesta sexta-feira, dia 25 de
outubro, às 09 horas da manhã, no Grande Hotel de Juazeiro. O consórcio é
formado pelos seguintes municípios do Norte baiano: Juazeiro, Sobradinho, Pilão
Arcado, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Sento-Sé, Canudos e
Casa Nova.
O presidente do CONSTESF,
Luis Vicente Berti (PDT), prefeito de Sobradinho (BA), informa que a paralisação
foi definida no dia 09 de outubro, durante encontro em Salvador (BA), que
reuniu a diretoria da UPB, presidentes de Associações Municipalistas Regionais,
presidentes de Consórcios Públicos Intermunicipais e prefeitos. “O movimento
pretende chamar a atenção da sociedade baiana para os problemas financeiros que
os municípios brasileiros vêm sofrendo com os impactos negativos da economia nos
últimos anos”, ressalta Luis Vicente Berti.
Para mobilizar os
gestores municipais, a UPB fez a seguinte convocação:
Senhor (a) Prefeito (a),
A União dos Municípios
da Bahia – UPB, através da Coordenação Jurídica, com o objetivo de auxiliar o
seu Município nos procedimentos de decretação de ponto facultativo no dia 25
próximo, em razão do Movimento SOS Municípios, encaminha minuta de Decreto para
o estabelecimento de ponto facultativo nos municípios.
É muito importante a
adesão de todos para o sucesso do movimento.
Maria Quitéria Mendes
de Jesus
Presidente da União dos
Municípios da Bahia – UPB
Prefeita de Cardeal da
Silva (BA)
A entidade também
disponibilizou modelo de decreto de ponto facultativo orientado a permanência
dos serviços essenciais no dia 25 de outubro:
DECRETO Nº..................,
DE .................. DE OUTUBRO DE 2013.