Uma parceria entre a
Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, com o
Instituto Ivete Sangalo, Hospital de Câncer de Barretos vai trazer no mês maio,
a Unidade Móvel – Carreta da Ivete para o município de Sobradinho, para realizar
exames de prevenção e rastreamento do câncer de mama.
Na manhã de hoje (2), os
agentes de saúde do município participaram de capacitação ofertada pela
Secretaria Municipal de Saúde, com o coordenador do Instituto Ivete Sangalo,
visando um maior esclarecimento sobre o câncer de mama. Na ocasião, foi
apresentado o projeto da Instituição e todo o seu trabalho de apoio, de
prevenção, diagnostico e tratamento da doença.
O secretário de Saúde,
William Bogard, explicou que a equipe ficará no município por três meses, a
pedido do prefeito Luiz Vicente Berti para atender as mulheres a partir de 40
anos de idade. Ele ressaltou a importância do trabalho dos agentes de saúde em
seus respectivos setores, para que eles possam conscientizar e orientar as
mulheres, quanto à importância do diagnóstico precoce com o autoexame da mama e
da mamografia a partir dos quarenta anos de idade.
“Os agentes devem tratar os pacientes de forma humanizada, levando em consideração a
pessoa e não apenas a doença. Quero desde já dizer que vocês podem contar com
todo o empenho da secretaria de saúde, para uma melhor qualidade nas condições
de trabalho, refletindo assim, em uma melhora na saúde de todo o
município", afirmou Bogard.
O projeto espera realizar
mais de 2.961 exames de prevenção e rastreamento do câncer de mama. Serão mais
de 50 exames realizados por dia. Será disponibilizado transporte para as
mulheres que moram no interior do município. “A Carreta na cidade permite a realização do
exame preventivo do câncer de mama, a mamografia, a um número maior de mulheres
nessa faixa etária, dentro do Município, com garantia de acompanhamento”,
explicou o coordenador da Unidade Móvel, Lincoln Ferreira.
As mulheres na faixa etária
dos 40 aos 69 anos de idade devem dirigir-se ao Agente de Saúde de sua área, ou
a Secretaria Municipal de Saúde para fazer a inscrição e agendamento. Os
documentos necessários são Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência
e Cartão do SUS.