quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prefeitura de Sobradinho realiza Campanha de Prevenção contra o Câncer de Mama através de parceria com o Instituto Ivete Sangalo

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, com o Instituto Ivete Sangalo, Hospital de Câncer de Barretos vai trazer no mês maio, a Unidade Móvel – Carreta da Ivete para o município de Sobradinho, para realizar exames de prevenção e rastreamento do câncer de mama.
Na manhã de hoje (2), os agentes de saúde do município participaram de capacitação ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o coordenador do Instituto Ivete Sangalo, visando um maior esclarecimento sobre o câncer de mama. Na ocasião, foi apresentado o projeto da Instituição e todo o seu trabalho de apoio, de prevenção, diagnostico e tratamento da doença.
O secretário de Saúde, William Bogard, explicou que a equipe ficará no município por três meses, a pedido do prefeito Luiz Vicente Berti para atender as mulheres a partir de 40 anos de idade. Ele ressaltou a importância do trabalho dos agentes de saúde em seus respectivos setores, para que eles possam conscientizar e orientar as mulheres, quanto à importância do diagnóstico precoce com o autoexame da mama e da mamografia a partir dos quarenta anos de idade.
“Os agentes devem tratar os pacientes de forma humanizada, levando em consideração a pessoa e não apenas a doença. Quero desde já dizer que vocês podem contar com todo o empenho da secretaria de saúde, para uma melhor qualidade nas condições de trabalho, refletindo assim, em uma melhora na saúde de todo o município", afirmou Bogard.
O projeto espera realizar mais de 2.961 exames de prevenção e rastreamento do câncer de mama. Serão mais de 50 exames realizados por dia. Será disponibilizado transporte para as mulheres que moram no interior do município.  “A Carreta na cidade permite a realização do exame preventivo do câncer de mama, a mamografia, a um número maior de mulheres nessa faixa etária, dentro do Município, com garantia de acompanhamento”, explicou o coordenador da Unidade Móvel, Lincoln Ferreira.
As mulheres na faixa etária dos 40 aos 69 anos de idade devem dirigir-se ao Agente de Saúde de sua área, ou a Secretaria Municipal de Saúde para fazer a inscrição e agendamento. Os documentos necessários são Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS.