sábado, 27 de abril de 2013

Presenças de ex-prefeitos de municípios do Norte da Bahia dão o tom político em ato de posse em Juazeiro


No ato de posse de Carlos Neiva que assumiu ontem (26) a Assessoria Especial de Articulação de Políticas Sociais e de Juvenilson Passos que se tornou titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) tentou de todas as formas justificar que se tratava de um ato administrativo e que o fato de agregar ex-gestores de vários municípios do entorno de Juazeiro, objetivava estabelecer lutas por políticas públicas em favor da população regional.
O discurso do prefeito, no entanto, se contrapôs ao do ex-deputado e atual Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, de que o citado ato “era um momento histórico para a política regional. Este é um sonho que acalento há 30 anos. Quero parabenizar este prefeito que não visa, que não pensa e só respira Juazeiro. Os problemas dessas cidades do entorno afetam Juazeiro e os problemas de Juazeiro, por certo devem afetar essas cidades, então porque não fazermos essa aliança em torno da região e buscarmos os benefícios que possam contemplar a todos”.
Já pensando em 2014, onde pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal, Pedro Alcântara prometeu: “Chegando ao Congresso Nacional será uma das minhas primeiras lutas a reforma da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta lei foi importante num certo momento da vida política do Brasil, mas está ultrapassada, deveremos lutar pela sua reformulação porque é inadmissível que pessoas de bem, honradas que tem compromissos com a sociedade sejam penalizadas por conta da herança maldita, deixa por aqueles que não pensam na coletividade”.
O ato bastante concorrido reuniu à mesma mesa os ex-prefeitos de Sento-Sé, Juvenilson Passos; Uauá, Jorge Lobo; Casa Nova, Orlando Xavier; Sobradinho, Genilson Silva; ex-vice-prefeito de Remanso, Hugo Régis; vice-prefeito de Curaçá, Rogério Bahia; o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Pedro Alcântara Filho; vice-prefeito municipal, Francisco Oliveira; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, o Prefeito Municipal, Isaac Carvalho, além de vereadores, secretários, comunitários, presidentes de partidos e lideranças políticas de vários municípios do Norte da Bahia, entre eles, o radialista Everton Rocha, candidato a prefeito no último pleito em Jaguarari.
Após o ato solene, o prefeito Isaac Carvalho concedeu entrevista ao Blog e negou que haja entendimento com outros ex-prefeitos da região para o primeiro escalão do atual governo. Ele também confirmou a informação publicada pelo Blog que no dia 02 de maio, haverá a posse de dois novos secretários, oriundos da Univasf, que assumirão as pastas da Administração e Planejamento e Aceleração do Crescimento.