sábado, 6 de abril de 2013

Luiz Vicente recebe Univasf e grupo Gestor da Pesca para definir ações para implantação da universidade em Sobradinho


Na tarde desta sexta-feira (5) o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, esteve reunido com o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Rogério Campos, com o representante da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Welton Rocha e com o Grupo Gestor da Pesca e Aquicultura do Território do Vale do São Francisco, para definir ações de efetivação da implantação do Campus da Univasf no município de Sobradinho.
O projeto prevê a implantação dos Curso de Aquicultura, Ciências de Alimentos, Energias Renováveis, Gestão Pública, Letras/Libras e Música. Luiz Vicente destacou a importância da Universidade como uma conquista importante para todo o Território do Sertão do São Francisco, enfatizando o visível crescimento do município e a universidade que segundo ele vem para equilibrar o desenvolvimento, não só em Sobradinho, como em toda a região.
Durante o encontro, o prefeito, juntamente com os participantes agendaram para a próxima sexta-feira (12), o levantamento dos estudos para a implantação da infraestrutura, como galpões e terrenos, doados pela Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.
Para Welton Rocha, esta inciativa prevê a instalação do Instituto de pesquisa de Aquicultura, pois a região tem potencialidades para realizar pesquisas na área de pesca e aquicultura  “O campus da universidade vai trazer ainda mais desenvolvimento para a região, contribuindo para o incremento econômico. O curso abrangerá o cultivo e  o manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à produções aquáticas. Ensinando como preparar tanques o cultivo e o controle da qualidade de água e do solo”, afirma.
O professor da Univasf, Rogério Campos, enfatizou a importância do empenho das lideranças políticas e de toda a sociedade, presentes na reunião, para ele, a presença da universidade Federal na região não se resume efetivamente nos cursos, mas na intervenção de forma permanente na sociedade de Sobradinho e toda a região. “A ideia é suprir a demanda para o município com a instalação de alguns cursos utilizando os recursos naturais que o município oferece”.
A reunião contou também com a participação dos vereadores Cícero Ronaldo (Batata), Carlos Jarques Canturil, Adilson Ribeiro, Robson da Cruz (Robinho do Posto) e o Chefe de Gabinete, Alexandre Deles.