quarta-feira, 24 de abril de 2013

Especulações: Chance de Fernando Bezerra Coelho se candidatar a governador de Pernambuco pelo PT seria de 70%


Segundo o Blog Folha, um importante membro do comando partidário do PT de Pernambuco disse, nesta segunda-feira (22), que as chances do ministro deixar o PSB para disputar o governo do Estado pelo PT estão, atualmente, na casa dos 70%. FBC ainda não teria uma segurança plena de que o movimento terá sucesso, devido à força eleitoral e administrativa que o governador Eduardo Campos exibe. Contudo, um outro petista, também em reserva, indica que o PSB praticamente deu a senha para FBC rumar para o PT.
O ministro avalia, segundo informações de bastidores, que sem o seu apoio político e sem a sua ajuda na captação de recursos aquela candidatura estaria fadada a morrer na casa do um dígito. Ainda pesaria para Fernando Bezerra Coelho o entendimento de que as suas chances de brigar pelo Palácio do Campo das Princesas pelo próprio PSB seriam próximas de zero. O governador Eduardo Campos estuda meticulosamente o nome que representará o seu partido e tem, pelo menos, quatro nomes na frente de FBC.
Outro ponto que pode ser determinante para a escolha do ministro é o fato de que, com a necessidade de diminuir o poder de fogo do governador Eduardo Campos em seu próprio Estado, a presidente Dilma e o PT apostariam muitas fichas, inclusive a financeira, na postulação de Bezerra Coelho. Uma certeza que lhe teria sido repassada pela própria chefe do Executivo nacional. Esse é mais um elemento interessante de uma eleição que promete ser a mais acirrada dos últimos anos.